Data da notícia:24/01/2017
No dia 09 de janeiro, dando início ao roteiro de viagens de estudos, Darlene Cardoso - 2ª Prenda Veterana do MTG/SC, visitou a cidade de Laguna localizada na região sul do nosso Estado.

LAGUNA- Fundada em 1676, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Além de ter sido a capital da República Juliana e ser a terra natal da Ana Maria de Jesus Ribeiro – ANITA GARIBALDI, Laguna conserva mais de 600 construções tombadas como patrimônio histórico. Trata-se de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país.Construída pelos escravos, em 1863, a Carioca até hoje abastece a população de água potável, cuja nascente, no alto do morro, é protegida e fiscalizada constantemente. Ao processo de depuração natural uniu-se a filtração artificial com filtros de areia. Aqui se bebe a melhor água da terra. A água da Carioca, conforme crendice popular, tem poderes afrodisíacos. Os visitantes que beberem daquela água ficarão eternamente enamorados por Laguna.Foi nessa casa que Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, em 1835. Foi construída em 1711 e atualmente funciona como museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu romance com Giuseppe Garibaldi.Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul tomada de Laguna. O monumento em homenagem à Anita Garibaldi, no centro histórico da cidade de Laguna. Década de 1970

“Tradição é o todo que reúne em seu bojo a história política, cultural, social e demais ciências e artes nativas, que nos caracteriza e definem como região e povo. Não é o passado, fixação e psicose dos saudosistas. É o presente como fruto sazonado de sementes escolhidas. É o futuro, como árvore frondosa que seguirá dando frutos e sombra amiga às gerações do por vir”.

                         Glaucus Saraiva, obra Manual do Tradicionalismo

Existem 8 fotos. Clique na imagem para visualizar